Kate e Gerry McCann estiveram no programa de Oprah, um dos mais vistos em todo o Mundo.
Corpo do artigo
O convite tinha sido feito em 2007, mas só agora o casal se dispôs a aceitar. Gonçalo Amaral não foi convidado e desmente que tenha mostrado interesse em participar. Mas sabe de cor as perguntas que lhes faria se lá estivesse e lamenta que não tenham sido feitas, pois poderiam ajudar à descoberta da verdade. Que, no seu entender, aponta para a morte de Madeleine.
O casal McCann participou no programa da Oprah Winfrey, que será transmitido nos Estados Unidos. Afinal mostrou ou não interesse em participar nesse programa?
Não manifestei nenhuma vontade em ir, nem tinha de ser convidado. A única coisa que eu gostava é que tivessem sido efectuadas algumas perguntas muito directas, nomeadamente sobre a falta de cooperação com a Polícia; a necessidade de arquivar o processo e sobre o casal ter limitado o objecto do processo, quando disseram que a filha tinha sido raptada para uma rede de pedófilos.
Queria que o casal falasse, algo que não aconteceu durante a investigação?
Não tenho qualquer quezília com o casal. Era importante tentar perceber o que aconteceu. Não entendo por que as pessoas estão satisfeitas com o arquivamento do caso. A investigação criminal antes de chegar a meio foi interrompida abruptamente.
Continua sem dúvidas sobre o que realmente aconteceu?
Não tenho dúvidas que Madeleine morreu naquele apartamento, e que poderá ter sido uma morte acidental. Esta era a base da suspeita que tinha de ser trabalhada e investigada e que não deixaram.
Este caso marcou definitivamente os investigadores que estiveram ligados a ele?
Por que é que as pessoas ligadas ao caso Maddie estão queimadas? Haja coragem e que alguém diga porquê. As pessoas estiveram de alma e coração como profissionais. E agora vimos a nossa carreira interrompida? Então isto não é pressionar? E são pressões que afectam carreira.
Em que termos?
O dr. Luís Neves [director do combate ao banditismo da PJ] podia ser o director nacional. Terão dito ou mandado dizer que esse senhor não poderia ser porque esteve ligado ao caso Maddie. De que é que este ministério ou este Governo têm medo? Por que é que as pessoas competentes, que estiveram ligadas ao caso, que fizeram um trabalho excelente de uma forma ou de outra, dentro daquilo que foi determinado, não podem continuar a progredir na carreira e assumir cargos dirigentes?
Que comentário faz à recente presença do Gerry na praia da Luz?
Para além de uma grande falta de juízo, é quase uma provocação. Ir para um local onde se sabe que o desemprego existe, onde as dificuldades dos comerciantes têm a ver com aquela não realidade, aquela invenção que arranjaram, que é dizer que houve um rapto. Se calhar, está na hora do casal pensar naqueles que prejudicou. Há pessoas que que foram despedidas e que pensam pedir indemnizações aos McCann. Eles deviam usar o fundo para subsidiar aquela gente toda. Era interessante. Demonstrava a sua boa vontade. E não servia só para pagar outras coisas.