"Fiquei muito contente e orgulhosa por ter ganho". A afirmação é de Vânia Canjungo, 11 anos, de Vila do Conde, uma das 15 premiadas da iniciativa "Regresso às Aulas", uma parceria entre "Jornal de Notícias", Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
E não é para menos, pois na pauta de avaliação do terceiro período está bem patente a dedicação da aluna. Chapa 5, com exceção do "quatro" a Educação Física. Nota algo irónica, pois Vânia gosta de ginástica e anda na dança contemporânea. Quantos aos bons resultados, diz serem fruto de "muito estudo" e da ajuda dada pela irmã mais velha.
Apesar de ser jovem, a estudante sabe qual o caminho que seguirá. "Gosto muito de pintar e desenhar e gostava de ter uma profissão ligada às artes", explica Vânia, que sonha "viajar pelo Mundo e conhecer novos países e culturas".
E pelos créditos evidenciados, capacidades não faltam para transformar a tela em branca que é o futuro numa bela pintura.
"Sempre foi boa aluna e não é preciso mandá-la estudar", salienta a mãe, Fernanda Costa, 35 anos, reconhecendo a "mais-valia de ter uma filha mais velha, que incentiva Vânia e dá o exemplo".
Desempregada, esta mãe explica que o prémio "é um alívio"para a família. "Estou mais tranquila para o início do ano letivo. Já vão entrar com o pé direito", refere Fernanda, recordando "a experiência muito desagradável" do ano anterior: "Tive muitas dificuldades para lhes comprar o material. Este ano partilhei esse meu aperto e informaram-me desta iniciativa. Decidi arriscar. Nunca pensei que conseguisse".
E complementa: "Este prémio faz-me sentir orgulhosa, pois consegui que a minha filha fosse recompensada e valorizada por ser boa aluna".
Nome
Vânia Cristina da Silva Canjungo
Idade
11 anos
Localidade
Vila do Conde
Ano a frequentar
6.º ano
Aproveitamento
Dez "cinco" e um "quatro"
Quando for grande
quero ser
Pintora