A grande aptidão para as artes deixa poucas dúvidas quanto à área que Beatriz Baltazar, 10 anos, do Porto, irá seguir quando for grande.
Corpo do artigo
"Quero ser artista, pintora", afirma a premiada da iniciativa "Regresso às Aulas", do "Jornal de Notícias", que até já venceu um concurso sobre a visão das crianças sobre o Jardim da Corujeira e por isso terá na antiga escola um mural em azulejo com um desenho de sua autoria.
"Gosto bastante de inventar coisas para as minhas bonecas. Também gosto de escrever", acrescenta a jovem, ainda em êxtase por ter sido uma das 15 selecionadas. "Pensei logo em comprar material de uma série que gosto muito, a "Luna", e, se conseguir, um tablet", diz Beatriz, que se define como "aventureira".
O segredo para as boas notas nos testes, segundo Beatriz, está em "estudar uma ou duas horas por dia em casa". "Mesmo com um colega muito chato ao meu lado nas aulas, consigo estar atenta", anota a estudante, que vai para o terceiro "Quadro de Mérito".
"Um grande orgulho" é o que sente a mãe, Sara Baltazar, 39 anos, desempregada. "A Beatriz sempre foi uma criança muito despachada. Desde o 1.º ano que sempre foi muito boa aluna. Contudo, nem sempre pudemos comprar tudo o que ela merece. Quando surgiu este passatempo no JN, foi uma luz ao fundo do túnel para nós e um raio de esperança", explica Sara, revelando que, com o marido também desempregado, "este prémio ajudou imenso a nível familiar".
"Estava extremamente preocupada quanto a como iria comprar o material para ela. Vai para o 5.º ano, são mais disciplinas e a lista de material é grande", confessou-nos esta mãe. Felizmente e graças ao vale de 500 euros da Staples, pelo menos este ano, isso já não será um problema.