"Faço as coisas de cabeça, escrevo e não faço mais nada. Estudo muito. Às vezes até estudo à noite e fico muito tempo acordado", conta o petiz Martim Silva, 7 anos, de Mirandela, um dos 15 premiados da iniciativa "Regresso às aulas", uma parceira do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
A notícia de que tinha sido um dos escolhidos do júri chegou pela avó e deixou o jovem aluno, que em 2017/18 irá frequentar o 3.º Ano, "muito entusiasmado".
"Quero comprar um tablet e um computador e outras coisas que aparecerem na Staples", atira, pronto, quando questionado sobre o que quer adquirir com o prémio amealhado.
Igualmente perentório é Martim quando o assunto versa a profissão que gostaria de ter quando for grande. "O que quer ser? Quero inventar uma máquina que crie um super-herói com tecnologia avançada" explica, mostrando ser um verdadeiro fã das personagens do mundo da "Marvel". "Gosto de ciência e, assim posso inventar coisas fixes, como ser forte como o Hulk ou rápido como o Flash", continua o estudante, anotando que a disciplina preferida é Estudo do Meio.
Aliás, não é só nesta matéria que Martim é bom aluno. Segundo a mãe, Sónia Antunes, 41 anos, ex-administrativa numa IPSS, atualmente desempregada, o filho "tem-se portado bem desde o início".
"No ano passado obteve um diploma de mérito, por ter tido boas notas no 1.º Ano, e este ano, em princípio, também vai receber", diz, com orgulho, esta mãe, enaltecendo a iniciativa: "É uma mais-valia para lhe dar mais alguma coisa que, se não fosse este prémio, não lhe podia comprar já. Sempre é uma ajuda para ele ter outras ferramentas para poder trabalhar". "É pena serem tão poucas estas iniciativas", completou Sónia.
Nome
Martim Antunes da Silva
Idade
7 anos
Localidade
Carvalhais/Mirandela
Ano a frequentar
3.º ano
Aproveitamento
Três "Muito Bom" e dois "Bom"
Quando for grande quero ser
Cientista
