Ivan Castro, 11 anos, de Crestuma, foi um dos alunos 15 premiados pela iniciativa “Regresso às Aulas”, graças ao empenho demonstrado ao longo do ano letivo e por mostrar ser um vencedor desde o primeiro momento.
Corpo do artigo
“Gosto da escola, estudo pouco, mas já sei tudo. Gosto de estar com os meus colegas e com os meus professores, e de jogar futebol. O meu sonho é ser futebolista, mas a minha mãe diz que tenho de lutar muito para o ser. Na escola gosto especialmente dos Fantásticos [como é chamado o ensino especial] e de Português ”, conta o jovem aluno, revelando que nos tempos livres gosta “de brincar, de andar de bicicleta, ir para a piscina e passear”.
A mãe, Diana Castro, de 34 anos, operadora de triagem, explica melhor a história do filho: “O Ivan é uma criança que nasceu prematura, às 29 semanas, e ficou com sequelas do parto. Por volta dos três anos e meio começamos a notar que ele não andava, nem falava. Fomos a vários médicos e foi detetado numa biópsia que tinha a Doença Mitocondrial Genética Muscular. Tem um atraso de três anos, mais ou menos”.
O percurso do jovem na escola não é o habitual, mas temse superado. “Desde a pré-escola teve sempre ensino especial, foi sempre acompanhado e teve sempre bons professores, assim como na primária. Agora no 5.º ano tem o tempo mais ocupado com o ensino especial, do que com as aulas em si. Notámos que ele melhorou bastante a meio do segundo semestre, o que fez com que não tirasse nenhuma negativa, o que para nós é um orgulho e vamos agora ver como vai correr o 6.º ano. Agora está por conta dele, pois a irmã mudou de escola”.
Quando vi a notícia da iniciativa na rede social Facebook, ainda ficou “na dúvida se deveria concorrer ou não, pois há muita gente que precisa”, mas nunca pensou “que ele fosse ganhar”. “É um alívio enorme no orçamento, pois são três filhos a precisarem de material escolar. As listas não são assim tão pequeninas O Ivan tem duas listas totalmente diferentes. Uma para as aulas e outra para os Fantásticos e esta última, no ano passado, teve muito mais coisas, pois ele vai para a terra, vai para a horta, faz plantações, usa tintas, vasos, luvas, galochas. Tudo tem um custo. É uma iniciativa boa, só tenho pena de serem poucas as crianças a ter este privilégio de vencerem”, concluiu.
Perfil
Nome: Ivan Miguel Moreira Castro
Idade: 11 anos
Localidade: Crestuma, V. N. Gaia
Ano a frequentar: 6.º
Aproveitamento: Três 4 e onze 3
Quando for grande quero ser: Futebolista