Para não provocar ansiedade no filho André, 10 anos, de Leça do Balio (Matosinhos), a mãe, Marta Santos, 31 anos, guardou a sete chaves o segredo de que ele tinha sido um dos selecionados da iniciativa "Regresso às Aulas" e só o revelou quando já estava tudo a postos para lhe entregar os vales.
Corpo do artigo
"Só agora mesmo é que soube que tinha ganhado, não estava mesmo nada à espera. Já tinha perguntado à minha mãe se tínhamos ganhado", conta, eufórico, o jovem, ainda sem conseguir pensar no que quer comprar com o vale de 500 euros da Staples. "Há tanta coisa que gostava de ter, que ainda não sei o que comprar. Depois de saber os materiais todos que preciso, decido", acrescenta.
André Viana tem síndrome de Asperger. Uma condição que não tem sido uma limitação no percurso escolar. "Gosto de estudar e de ter boas notas. Não gosto de tirar menos de 80% nos testes", revela o premiado. A mãe também salienta o quanto o jovem "é exigente com ele mesmo". "Apesar do problema, não tem qualquer limitação. É tão bom como qualquer outro", anota Marta Santos, destacando o papel da professora no sucesso do filho: "Quando fica mais nervoso é preciso que saibam conversar com ele e acalmá-lo. E a professora teve a paciência precisa e os cuidados. Foi cinco estrelas".
Ainda indeciso quanto ao futuro - oscila entre o futebol e as forças policiais -André diz que, entre muitas das coisas que gostava de fazer, um dos sonhos que acalenta "é o de ser um bom futebolista". "Também tinha o sonho de ganhar este concurso", acrescenta.
Já sobre a importância do prémio, é Marta Santos que toma a palavra: "Visto que estou desempregada é uma grande ajuda para uma etapa nova do André, pois são precisas muitas coisas".