Eva Leal, 8 anos, e Valongo, foi uma das 15 crianças distinguidas pela iniciativa “Regresso às Aulas” pela avaliação de excelência no ano letivo de 2023/24.
Corpo do artigo
“Sou aluna de mérito, gosto muito da minha professora e dos meus amigos. Trabalho em casa e estudo para os testes e tiro boas notas. Antes gostava de Português, mas agora que vou ter Inglês vou gostar mais desta disciplina”, diz sobre o percurso escolar, não escondendo a alegria por ter sido escolhida. “Fiquei feliz e pensei em ir à Staples e comprar as minhas coisas para a escola. Vou comprar marcadores de textos, cadernos, estojo, mochila, lancheira, lápis de cor, marcadores, afia, borracha e régua. E vou partilhar o prémio com o meu irmão mais velho”, explicou sobre o destino a dar ao vale.
A quem estes prémios vieram mesmo a calhar foi à mãe da jovem, Ângela Camarão, 44 anos. “Uma cunhada minha tinha participado e tinha ganho, por isso já conhecia a iniciativa. O que me levou a candidatar a minha filha foi o facto de estar desempregada, de estar sozinha com os dois e nos tempos que correm a vida não está fácil. Por isso, fiquei muito feliz quando soube que ela tinha ganho. Este prémio é muito importante para mim e para o orçamento familiar, pois os materiais são caros e específicos e cada vez são pedidos mais e isso pesa muito no orçamento”, justifica, deixando um apelo para “mais empresas terem estas iniciativas e mais concursos para ajudar quem está nesta situação”. “Eles querem aprender e continuar no bom caminho escolar e, por vezes, não é possível”, realça.
No que ao percurso de Eva diz respeito, enaltece que “tem sido muito bom desde o início da escola, sempre com boas notas, sempre boa aluna e sempre atenta”.
Perfil
Nome: Eva Pires Leal Silva
Idade: 8 anos
Localidade: Valongo
Ano a frequentar: 3.º
Aproveitamento: Cinco “Muito Bom” e dois “Bom”
Quando for grande quero ser: Não sei