É o mais novo dos 15 premiados da iniciativa "Regresso às Aulas", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticália. Chama-se Salvador Soares, tem seis anos, é de Vila Nova de Gaia, e teve "Muito Bom" a todas as disciplinas.
Corpo do artigo
"Porto-me bem na escola e gosto muito de estudar. A minha mãe ajuda-me muito. Se faço alguma coisa mal, ela insiste até eu conseguir", refere o jovem premiado, adiantando: "Gosto muito de ler, em especial antes de me deitar. Temo milhares de histórias e escolho uma história por dia e leio. Ajuda-me na escola a ser bom aluno.
Quando soube que era um dos vencedores, Salvador ficou "muito feliz". "Vi com a minha mãe que tinha ganho, mas era o último da lista, porque estava por ordem alfabética, claro", acrescenta o aluno.
A mãe Cláudia Aleluia, 43 anos, consultora clínica de medicina dentária, completa a história: "Tinha-me esquecido do dia da publicação dos resultados e no dia seguinte fomos comprar o jornal, estivemos os dois a ler e vimos que ganhou".
Um prémio tão "grande" que o jovem ainda não sabe bem o que fazer com ele. "É dinheiro a mais", atira Salvador, com inocência. Mais esclarecido está sobre a profissão que quer ter. "Quero ser futebolista. Ainda não jogo, mas a minha mãe vai-me por num clube: a Dragon Force. Sou portista, claro! Quero ser avançado", explica o premiado.
Já a mãe, mostra-se bastante orgulhosa por o filho estar também referenciado para o quadro de honra. "O mérito é todo dele. Se não tivesse sido bom aluno, se não se tivesse esforçado e aplicado, não havia prémio. É importante estimulá-los para os estudos, mas tem de partir muito deles, não pode ser só da nossa parte. Como pais queremos que eles façam, mas eles têm de querer fazer", concluiu Cláudia.
Nome
Salvador Serra Soares
Idade
6 anos
Localidade
Vila Nova de Gaia
Ano a frequentar
2.º ano
Aproveitamento
"Muito Bom" a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser
Futebolista