O Governo autorizou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) a gastar mais 390 milhões de euros para garantir a execução de 26 mil habitações previstas no Plano de Recuperação e Resiliência. A autorização consta de um despacho publicado em Diário da República e prevê que a verba seja faseada até 2026.
Corpo do artigo
Em despacho assinado pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, é explicado que, desde o início do PRR até agora assistiu-se a um “contexto inflacionista e consequentes aumentos abruptos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão-de-obra”, com impacto nas obras previstas, nomeadamente nas 26 mil habitações que o Governo se comprometeu a financiar a 100%.
Aquando da reprogramação destas habitações, percebeu-se que era necessário reforçar as verbas. “Da reprogramação ficou decidido, entre o Estado Português e a Comissão Europeia, que existiria um incremento no programa”, sendo 196,5 milhões via PRR e o resto a cargo de fontes de financiamento nacionais, especifica o documento.