Os cidadãos portugueses residentes na cidade chinesa de Wuhan, onde foi detetada a nova estirpe do coronavírus, que manifestaram vontade de regressar a Portugal, vão ser repatriados.
Corpo do artigo
A confirmação foi dada num comunicado conjunto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna e da Saúde, enviado às redações esta quarta-feira.
"O Governo português, no quadro dos mecanismos de cooperação e solidariedade europeias, confirma que está em curso o processo preparatório da repatriação, para breve, dos nacionais residentes em Wuhan que manifestaram vontade de regressar ao nosso país", pode ler-se na nota.
11762577
O comunicado, que remete mais detalhes para breve, adianta que "a operação envolve os serviços consulares, de proteção civil e de saúde do Estado português, em consonância com os protocolos internacionais definidos, e será executada em coordenação com as autoridades chinesas e com o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia".
Segundo disse, esta quarta-feira à tarde, fonte da Comissão Europeia à agência Lusa, são 17 os portugueses que já manifestaram vontade de sair da China.