Prolongamento pedido pela Associação de Municípios deverá ser formalizado dentro de dias, a duas semanas de acabar prazo, quando municípios arriscam ficar sem financiamento.
Corpo do artigo
O Governo prepara-se para prolongar novamente o prazo que as câmaras têm para atualizar os planos diretores municipais (PDM), quando várias autarquias correm o risco de ficar sem acesso a fundos comunitários por não terem iniciado o processo até final deste ano. Segundo apurou o JN junto de autarcas e do Executivo, este já se comprometeu a formalizar, dentro de dias, a prorrogação que foi pedida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
Os municípios tinham de realizar até 31 deste mês a reunião da comissão consultiva ou uma conferência procedimental, que são marcadas e presididas pelas comissões de coordenação de desenvolvimento regional (CCDR), para inclusão nos PDM das novas regras de classificação e qualificação de solos. No final de agosto, ainda havia 32 autarquias sem qualquer reunião agendada, segundo balanço das CCDR.