As medidas anunciadas, esta quarta-feira, pelo Governo são "inócuas" e só servem para "eternizar os problemas" dos jovens, afirmou, esta quinta-feira, o PCP.
Corpo do artigo
"O que o Governo está a dizer é que vai continuar a não fazer esforços para resolver o problema dos baixos salários, alargar o IRS jovem é dar um tiro ao slado no problema de fundo", afirmou Alma Rivera, esta quinta-feira, no Parlamento em reação às medidas anunciadas pelo primeiro-ministro.
Ontem o Goveno anunciou que, por cada ano de trabalho em Portugal, irá devolver aos estudantes as propinas pagas no ensino público e adiantou que irá proceder a alterações ao IRS Jovem.
Outra das medidas apresentadas foi a gratuitidade dos passes de trasnportes até aos 23 anos. Apesar de considerar a medida importante, do ponto de vista social e ambiental, Alma Rivera atira que "vem, no mínimo, com um ano de atraso", uma vez que o PCP já tinha feito a proposta e que terá sido recusada pela maioria da bancada do PS.
Para o PCP, estas medidas são "inócuas" e só vão "eternizar os problemas" dos mais jovens. Alma Rivera, questiona ainda o primeiro-ministro se "aquilo que anuncia para as férias dos jovens é para levar a sério ou se não passa, uma vez mais, de propaganda", uma vez que as pousadas da juventude só têm cinco mil camas.
Iva Zero não chega
Além das medidas para os jovens, o Governo anunciou que vai alargar o prazo do cabaz de bens alimentares com IVA zero até ao final do ano. Parta Mariana Mortágua, esta medida é insuficiente para ajudar as famílias portuguesas.
A líder do Bloco de Esquerda afirma que só há duas formas de "aliviar os rendimentos de quem vive em Portugal": aumentar os salários ou baixar as rendas e os juros do crédito habitação. Acrescentou, ainda, que "o Governo enreda as pessoas em apoios complicados e que nunca são para hoje".