O Governo anunciou ontem, quarta-feira, a atribuição mais de 430 mil euros à Câmara Municipal de Ourém, para as obras de beneficiação de infraestruturas urbanas de Fátima.
Corpo do artigo
A verba pretende responder às despesas inerentes às obras que estão a ser realizadas na cidade desde Abril e que deverão estar concluídas nas véspera da visita de Bento XVI à Cova da Iria.
Alcatroamentos, passeios, sinalização de ruas, limpeza de terrenos que vão servir de parques de estacionamento, arranjos de árvores são algumas das obras em curso. A Câmara Municipal de Ourém prevê gastar meio milhão de euros.
O presidente da autarquia, agradece o empenho do Governo e lembra que a visita do Papa "é importante para o conselho e para o País". "Fátima constitui-se como uma montra do País e nós queremos dar uma boa imagem ao Mundo", afirmou Paulo Fonseca, após a assinatura de dois acordos de colaboração, iniciativa que decorreu ontem e que contou com a presença dos secretários de Estado do Turismo e da Administração Local.
"Sua Santidade vem a Portugal porque vem a Fátima", lembrou o autarca considerando que a cidade "precisa de uma revolução urbanística para poder evoluir", já que anualmente recebe entre 5 a 7 milhões de pessoas.
Para além da revolução urbana da cidade, Paulo Fonseca lembrou que Aljustrel - onde nasceram os três videntes - "necessita de um verdadeiro Polis", para que "possa transformar-se na aldeia que era em 1917" e que "permita aos seus habitantes terem mais qualidade de vida".
O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, reforçou a importância das obras e lembrou que na próxima semana "falar-se-á muito de Portugal" devido à visita de bento XVI.
Para José Junqueiro, secretário de Estado da administração local, o apoio sinaliza o agrado com que o Governo vê a visita do Papa Bento XVI.