Conselho de Escolas Médicas e Ordem chamados a pronunciarem-se sobre reconhecimento dos cursos. Novas contratações baixaram para 1,59 milhões o número de utentes a descoberto.
Corpo do artigo
O Governo português está a preparar a contratação de médicos cubanos, tendo já pedido parecer sobre o processo de reconhecimento de qualificações ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) e à Ordem dos Médicos (OM). Ao que o JN apurou, a ideia é recrutar cerca de 300 médicos de Cuba para começarem a trabalhar em Portugal em breve e durante três anos.
O processo está a ser desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), tendo sido já encetados contactos com as faculdades de Medicina e com a Ordem dos Médicos no sentido de agilizar os procedimentos para os clínicos exercerem medicina no país, que em regra são morosos [ler ao lado]. Ao JN, o Ministério da Saúde reconheceu que “decorrem trabalhos conjuntos” com o MCTES para a contratação de médicos estrangeiros, não especificando se são oriundos de Cuba.