O Governo vai reabrir a candidatura de Portugal à Agência Europeia do Medicamento.
Corpo do artigo
Este sábado, às 19 horas, o vereador socialista Manuel Pizarro vai reagir à decisão do governo que viabiliza a candidatura do Porto à sede da agência, sabe o JN.
8569922
A agência Lusa noticia também, depois de o JN ter avançado a intenção do Governo, que o Ministério da Saúde confirma o passo atrás do Executivo. Numa nota enviada às redações, a tutela refere que só o Porto, a par de Lisboa, "parece reunir condições para uma candidatura muito exigente e competitiva em termos europeus".
Este sábado, ao JN, Pizarro tinha dado um prazo ao Governo, até à próxima semana, "para tomar uma decisão" sobre se revia a candidatura de Lisboa à Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) e considerar outras hipóteses.
Pizarro explicou que não se tratava de chantagem mas de um imperativo ditado "pelo tempo, que escasseia", e pelas regras legais. "Além de nenhum país poder propor duas ou mais cidades para acolher a agência, a candidatura nacional tem de ser entregue até 31 de julho". Neste momento, sobra pouco mais de um mês para criar o grupo de trabalho que o socialista levou a votos na reunião de Câmara da passada terça-feira - e que foi aprovado por unanimidade. Com a salvaguarda, imposta pelo autarca Rui Moreira, de que fosse "garantido que o Governo podia ainda rever a decisão tomada".
8565187
Em menos de uma semana, Manuel Pizarro convocou o Hospital de São João, o Centro Hospitalar do Porto, as Universidades do Porto, a Católica e a Pessoa, o Instituto Politécnico, o Instituto de Oncologia do Porto (IPO), o Health Cluster Portugal, a Associação Comercial do Porto, a Associação Empresarial de Portugal e o Turismo do Porto e Norte de Portugal. "Todas disseram estar disponíveis para apoiar a candidatura". Além disso, Pizarro sugeriu o nome do antigo presidente do Infarmed, Eurico Castro Alves, para liderar o grupo de trabalho - e o médico, como o JN noticiou, já assegurou, também, estar disponível para abraçar a missão.