A organização ambientalista Greenpeace apelou, esta segunda-feira, ao Governo português para que ratifique rapidamente o “Tratado do Alto-Mar”. O navio “Artic Sunrise”, um dos icónicos da organização, esteve atracado na capital e foi visitado pela ministra do Ambiente.
Corpo do artigo
A Greenpeace já teve escritório em Portugal há mais de uma década, disse o diretor da Greenpeace Portugal, Toni Roseiro, numa conferência de imprensa. A ministra do Ambiente e Energia visitou ontem à tarde a embarcação “Artic Sunrise", no dia em que se anunciou formalmente a abertura da representação permanente da Greenpeace em Lisboa.
Numa publicação nas redes sociais, Maria da Graça Carvalho afirmou que a chegada de uma delegação da Greenpeace a Portugal “representa o compromisso comum na luta contra as alterações climáticas, na defesa dos ecossistemas e da biodiversidade”.
Estudo sobre fogos
Sobre a biodiversidade, a Greenpeace pressionou o Governo acerca da proteção dos oceanos.“Vamos pedir a ratificação urgente do Tratado de Alto-Mar”, disse Toni Roseiro. O tratado destina-se a promover a conservação e utilização sustentável da biodiversidade marinha em áreas que não pertencem a uma jurisdição nacional.
Toni Roseiro afirmou ainda que a Greenpeace Portugal vai fazer um estudo com a congénere de Espanha sobre os incêndios transfronteiriços.