O Grupo Vita revelou, esta segunda-feira, que vai entregar à Conferência Episcopal Portuguesa uma proposta de compensação às vítimas de abusos sexuais da Igreja Católica na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro.
Corpo do artigo
A estrutura criada para apoiar vítimas de abusos sexuais da Igreja, depois da Comissão Independente cessar funções, vai apresentar uma proposta sobre as compensações às vítimas à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no próximo dia 19 de fevereiro, confirmou ao JN a coordenadora do grupo Vita, Rute Agulhas.
“A CEP solicitou ao grupo Vita uma proposta concreta sobre como poderão vir a ser definidos e operacionalizados os processos de reparação financeira, que será apresentada durante o presente mês”, refere.
Um ano depois da divulgação do relatório da Comissão Independente, o grupo Vita, em funções há oito meses, recebeu 71 pedidos de ajuda e realizou 45 atendimentos. A maioria das situações reportadas “dizem respeito a pessoas adultas vítimas de violência sexual na infância ou adolescência, existindo também situações de adultos especialmente vulneráveis”, revela o grupo em comunicado.
Neste momento, 21 pessoas estão a ter apoio psicológico ou psiquiátrico, das quais "13 mantêm à data atual um processo de acompanhamento regular e outras oito foram encaminhadas para este tipo de apoio e estão numa fase inicial do processo”. “Fazemos um balanço positivo destes primeiros oito meses e sentimos que existe um processo gradual de confiança por parte de quem nos pede ajuda”, salienta ainda.
Formações
O grupo oordenado por Rute Agulhas informa que, ao longo destes oito meses, “tem vindo a apostar na formação e capacitação das diversas estruturas da Igreja”, tendo já terminado “um primeiro ciclo de formação inicial com os elementos das Comissões Diocesanas, que será replicado em breve” e estando a ser concluído outro “com os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica”.
“Estão agendadas ainda ações formativas dirigidas a catequistas, professores de Educação Moral Religiosa e Católica, docentes de escolas católicas e professores de escolas públicas (com estes últimos, através da Direção-Geral da Educação)”, adianta.
O segundo relatório de atividades será apresentado em Fátima no dia 18 de junho. O grupo Vita estará esta seguda-feira, pelas 15.30 horas, em Fátima, no 39.º Encontro Nacional da Vida Consagrada.