António Guterres, secretário-geral da ONU, divulgou uma mensagem a propósito do 25 de Abril onde elogia a forma como os portugueses enfrentam a pandemia da Covid-19.
Corpo do artigo
António Guterres considera que o 25 de Abril deve servir de "inspiração" para que Portugal supere dificuldades e se torne "um país cada vez melhor, mais justo e mais próspero". No entanto, alerta para desafios como os populismos ou as alterações climáticas, elogiando também a "maturidade" dos portugueses na resposta à pandemia de Covid-19, numa mensagem divulgada no Facebook do PS.
"Envio, de Nova Iorque, uma calorosa mensagem neste dia 25 de Abril, em que celebramos a Revolução que trouxe a liberdade a Portugal e aos portugueses", disse o líder das Nações Unidas. Guterres evocou depois a "enorme oportunidade" aberta pela Revolução dos Cravos, ao dar ao país "a possibilidade da participação cívica e da convivência democrática".
O antigo primeiro-ministro alertou, contudo, para os "novos desafios", relacionados com a globalização, a Europa, os "populismos de diferentes origens" e o clima. No entanto, acrescentou ser possível encontrar no 25 de Abril "a inspiração para os superar e construir um país cada vez melhor, mais justo e mais próspero.
Guterres sublinha as "circunstâncias muito difíceis" em que o 25 de Abril será celebrado, mas elogiou a "maturidade" dos portugueses durante o surto.