Imposto baixa, este ano, em 49 concelhos e não há subidas. Porto e Lisboa mantêm o mesmo valor de 2023 e Vila Real, Aveiro, Gaia, Gondomar, Maia, Setúbal e Faro entre os que descem.
Corpo do artigo
Dos 308 municípios portugueses, 195 vão cobrar a taxa mínima do imposto sobre imóveis (IMI) em 2024. Há 49 câmaras que aprovaram a descida e nenhuma vai subir. Entre os concelhos que baixam a taxa de imposto para este ano, sete são da Área Metropolitana do Porto: Gondomar, Gaia, Maia, Santo Tirso, Valongo, Espinho e Trofa. Já Porto e Lisboa mantêm os valores aplicados no ano passado. Vila Real de Santo António continuará a ser o único município do país a cobrar a taxa máxima (0,5%) por se encontrar num programa de apoio a autarquias endividadas.
De acordo com os dados recolhidos pelo JN no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira, das 49 câmaras que decidiram baixar o imposto este ano, Mértola, Ourique, Vila Viçosa, Câmara de Lobos, Castanheira de Pera, Santo Tirso, Entroncamento e Grândola entram, pela primeira vez, na lista dos municípios que aplicam a taxa mínima do IMI.