Governo anuncia apoio para o arranque de atividade no setor. Pescadores com menos de 40 anos podem ter financiamento para a compra de embarcação.
Corpo do artigo
O Ministério da Agricultura e Pescas quer atrair jovens para a pesca e, por isso mesmo, tem 4,3 milhões de euros para o apoio ao arranque da atividade. O ministro José Manuel Fernandes diz que as pescas têm que ser “um setor estratégico” nacional e estabelece como objetivo diminuir o défice de 218 milhões de euros, registado em 2023.
“Já foi lançado um aviso de 4,3 milhões de euros para jovens pescadores [com idade igual ou inferior a 40 anos], no sentido de eles poderem adquirir a sua embarcação e constituir a sua empresa. Nós temos um objetivo que é o de renovarmos, em termos geracionais, quer as pescas, quer a agricultura e, portanto, estamos a trabalhar nesse sentido”, frisou o ministro que, esta sexta-feira à tarde, esteve em Vila do Conde reunido com as associações de pescadores locais.