Os resultados da medida "Bairros Comerciais Digitais" foram apresentados, na manhã desta quarta-feira, numa sessão no Palácio da Bolsa, no Porto. A Câmara visitou algumas das ruas que integram o projeto "Baixa Digital" . Na comitiva seguiu o ministro da Economia, António Costa Silva.
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A iniciativa, implementada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, aprovou candidaturas de 95 bairros por todo o país, num total de 25 mil estabelecimentos comerciais. No Porto, há dois projetos: a Baixa Digital, que enquadra ruas como a 31 de Janeiro e a Sá da Bandeira, e o projeto Bombarda Digital, que integra a zona comercial e artística da Rua de Miguel Bombarda.
Um dos exemplos é a Casa Januário, estabelecimento tradicional na Rua do Bonjardim, que já tem página digital. Durante a visita realizada na manhã desta quarta-feira, Nuno Torgal, gerente do espaço, contou ao ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que a loja ainda está numa fase inicial do projeto, mas espera conseguir alcançar a "digitalização de todo o negócio".
Na sessão de apresentação dos resultados do programa, que decorreu no Palácio da Bolsa, Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, destacou a necessidade de "valorizar o comércio de rua e dinamizar polos comerciais" e de se "conhecer as preferências dos clientes". E explicou que o projeto, para já, está orçamentado em 52,5 milhões de euros (65 bairros), aos quais se irão somar 25 milhões (30 bairros), assim que o Governo receber aprovação da Comissão Europeia.
Com esta iniciativa, o Executivo espera conseguir um espaço público mais qualificado e tecnológico, além de fomentar a implementação de estruturas interativas de rua com toda a informação do bairro, sistemas de gestão de tráfego ou de estacionamentos inteligentes e pontos de acesso à Internet, por wi-fi, para os clientes das zonas comerciais.
Por seu turno, o presidente da Autarquia, Rui Moreira, salientou a importância deste projeto na promoção da "coesão territorial e qualidade de vida" e sublinhou a relevância dos "recursos digitais nas empresas de menor dimensão".