O fim do isolamento profilático para contactos de risco foi anunciado a 17 de fevereiro pelo Governo, após uma reunião do Conselho de Ministros. No entanto, há quem ainda esteja a ser encaminhado pela linha SNS24 para isolamento apesar de não estar infetado. Ao JN, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde esclareceram que "os algoritmos de resposta ao utente da linha são atualizados em conformidade com as normas da DGS, trabalho que está a ser ultimado com a máxima brevidade".
Corpo do artigo
A resolução do Conselho de Ministros que alterou algumas das medidas de combate à pandemia entrou em vigor a 17 de fevereiro. Uma das alterações determinava o fim do confinamento de sete dias para os contactos de risco desde que não estivessem infetados com covi-19. Mas a nova regra não estará ainda a ser aplicada e há pessoas a ficar em isolamento após contactar a linha SNS24.
A família de Andreia Silva é exemplo disso. O marido testou positivo para a covid-19 na segunda-feira. Andreia e os dois filhos, de 11 e 15 anos, estão negativos. No entanto, quando ligou para a linha SNS24, o marido de Andreia Silva recebeu a indicação de que os filhos teriam de cumprir os sete dias de isolamento por coabitarem na mesma casa e serem considerados contactos de risco.
"O meu marido fez o teste, deu positivo e contactou a linha SNS24. Disseram-lhe que os miúdos tinham de ficar em isolamento profilático e o meu marido questionou porque as notícias diziam que já não havia necessidade de isolamento, mesmo nos contactos de alto risco. A pessoa respondeu-lhe que a indicação que tinha era que os contactos de risco tinham de ficar em isolamento porque o script de atendimento ainda não tinha sido alterado", detalhou ao JN, Andreia Silva.
Após o contacto, Andreia Silva recebeu as declarações de isolamento profilático para os filhos e a prescrição para a realização de testes. Sabendo da resolução do Conselho de Ministros, que determinava o fim do isolamento profilático para pessoas negativas, Andreia Silva contactou a delegação de saúde da sua área de residência que acabou por levantar o isolamento. "Se eu não tivesse feito isto, os miúdos ficavam uma semana em casa", lamentou.
Ao JN, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde esclareceram que "os algoritmos de resposta ao utente da linha SNS24 são atualizados em conformidade com as normas da DGS, trabalho que está a ser ultimado com a máxima brevidade".