Um total de 11 urgências de obstetrícia e outras 11 de pediatra terão constrangimentos durante a próxima semana por falta de médicos para completar as escalas, segundo informação corrigida esta tarde de sexta-feira pelo Ministério da Saúde.
Corpo do artigo
Adiado para ser publicado com dados rigorosos, o primeiro mapa divulgado pela tutela apresentava falhas e teve de ser corrigido. Ao final do dia, o Ministério da Saúde apresentou uma nova tabela, com correções nas escalas de algumas urgências.
Num nota às redações, a tutela explica que o formato "foi concebido para divulgar, de forma imediata e expedita, as escalas dos serviços de urgência disponíveis, ainda que, por constrangimentos inultrapassáveis, estes dados possam sofrer alterações pontuais".
E adianta que "em breve será disponibilizada uma nova página interativa que, carregada diretamente pelas unidades hospitalares, mostrará, a cada momento, à população o serviço de urgência disponível mais perto a que podem recorrer".
Apesar da informação disponível, o Ministério recomenda aos utentes que liguem SNS24 antes de se dirigirem às urgências.
Região de Lisboa é a mais crítica
Olhando à segunda versão do mapa, sem surpresa, os maiores problemas verificam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Na Península de Setúbal, servida pelos hospitais Garcia de Orta (Almada), do Barreiro e de Setúbal, há muitas falhas. Das três urgências de obstetrícia, não está nenhuma aberta hoje, terça, quarta e quinta-feira. A de Setúbal funcionará este fim de semana e segunda-feira, mas apenas durante o dia.
Naquela zona, a urgência de pediatria está a ser garantida dia e noite pelo Hospital de Setúbal. Durante o dia funciona também a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (até às 20 horas).
Na cidade de Lisboa, com a maternidade do Hospital de Santa Maria fechada para obras, a resposta do SNS em obstetrícia é assegurada pela Maternidade Alfredo da Costa (sempre aberta) com o apoio intermitente do Hospital S. Francisco Xavier, que fecha este fim de semana. Nos outros dias, a urgência de obstetrícia só receberá doentes referenciados pelo SNS24 e INEM à noite. Neste hospital, a urgência pediátrica estará fechada todas as noites.
Alargando o perímetro à Grande Lisboa, o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) terá a urgência de pediatria fechada ao exterior durante a noite, recebendo apenas doentes referenciados. Na urgência de Ginecologia/ Obstetrícia, a escala é semelhante com exceção deste fim de semana, em que estará sempre aberta.
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a urgência de pediatria fecha esta sexta-feira às 21 horas e assim permanecerá todo o fim de semana.
No Hospital Vila Franca de Xira está garantida a urgência de pediatria toda a semana, mas a de Obstetrícia fecha hoje, amanhã, domingo e na próxima quinta-feira.
Em Torres Vedras, a urgência de Pediatria fecha todas as noites e no Hospital de Peniche a urgência geral também está com constrangimentos.
Centro: fechos em Leiria e Viseu
Nas outras regiões do país, as escalas estão mais completas, mas há exceções. Na região Centro, por exemplo, o Hospital de Leiria já tem a urgência de Ginecologia/ Obstetrícia fechada esta sexta-feira e assim se manterá no fim de semana. Na segunda-feira abre das 9 horas às 0 horas, mas fecha durante a noite. Situação que se deverá repetir na próxima quinta-feira durante o dia.
Na urgência de pediatria de Leiria também há falhas nas escalas: o serviço fecha amanhã depois das 9 horas e todo o dia de domingo. Na segunda-feira à noite volta a encerrar.
Ainda na região Centro, a urgência de Pediatria de Viseu, cujo conselho de administração apresentou a demissão na sequência de críticas públicas da ministra da Saúde, estará fechada toda a semana durante a noite. Na Guarda, a urgência de obstetrícia fecha domingo e segunda-feira durante o dia.
Norte: Chaves e Barcelos com constrangimentos
No Norte, a urgência pediatria do Hospital de Barcelos estará fechada toda a semana durante a noite (das 22 horas às 8 horas). No Hospital de Chaves, a pediatria fecha todo o fim de semana e à noite durante a semana (a partir das 20 horas). Na Póvoa de Varzim/ Vila do Conde a urgência de obstetrícia vai estar encerrada durante o dia de sábado e a madrugada de domingo.
No Algarve, há menos problemas do que o habitual para esta época do ano. A urgência de obstetrícia estará fechada esta noite e reabre amanhã às 8.30 horas.