Com a época natalícia à porta, a busca por pais natais para animações e eventos aumenta, mas as empresas estão a ter dificuldade em encontrar quem cumpra a tarefa. Há falta de pais natais, com menos de metade dos empresários a conseguir contratar profissionais para vestir o fato vermelho e branco.
Corpo do artigo
O aumento na procura de pessoas para trabalharem como pais natais em animações e outros eventos durante a épocas festiva tem crescido de forma significativa este ano, sendo esperado um aumento total de 120% na procura por contratação para este trabalho. Os dados são da Fixando, a aplicação e o website que aplicação que liga clientes a especialistas em todos os serviços.
A preocupação começou nos primeiros dias de novembro, momento em que as empresas contratantes normalmente iniciam o recrutamento de funcionários para esta função. No entanto, foram registadas muito menos contratações do que o esperado, com apenas 31% dos clientes a serem bem sucedidos na contratação de um "pai natal para animações. Isso levou a uma situação de desequilíbrio entre a procura e a oferta para este cargo. A Fixando estima que serão necessários mais mil de pais natais para suprir as necessidades.
"Já em outubro, esta tendência se verificava, com um aumento de 33%, face a outubro de 2022, e as previsões da empresa indicam que, até ao final do mês, a procura possa atingir um aumento de 120%. Mas apesar do clima natalício aquecer os pedidos que as empresas de animação e organização de eventos recebem, o mercado enfrenta desafios significativos na oferta de especialistas: em outubro, apenas 46% dos clientes conseguiram encontrar um pai natal disponível, em comparação com os 67% de 2022. O cenário agravou-se em novembro, com apenas 31% dos clientes a conseguir marcar um pai natal", indicam os responsáveis da Fixando.
Ganhar 130 euros por serviço
Uma explicação para este desequilíbrio entre a procura e a oferta é o aumento significativo de eventos de Natal planeados para dezembro, que requerem a presença de um pai natal. "A procura deste ano supera em muito a do ano anterior, com os números de eventos de Natal para dezembro a aumentarem 70% em relação a 2022", afirmou o representante da empresa de eventos Mr. Milk, que também oferece serviços de animação com 'pais natais', citado no comunicado da Fixando.
A Fixando destaca que esta situação representa uma oportunidade para muitos obterem um rendimento extra, com uma remuneração média de 130 euros por serviço.