Portugal tem, este ano, 431 praias, marinas e embarcações com a Bandeira Azul, galardão que distingue as zonas com maior preocupação ambiental no país.
Corpo do artigo
O galardão é atribuído a mais 32 locais que no ano passado, sendo o Algarve a zona do país com mais, 98. Segue-se o norte do país, com 85, e a zona do Tejo, entre Nazaré e Sines, com 84. Este ano, o Norte ultrapassou o Tejo.
O Centro (51), os Açores (49), o Alentejo (42) e a Madeira (28) completam a lista de zonas distinguidas pela Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços, os critérios para a atribuição do galardão.
O Programa Bandeira Azul tem este ano como tema a recuperação dos ecossistemas. "Se um terço das áreas mais degradadas do planeta for restaurada, e protegidos os ecossistemas ainda saudáveis, é possível absorver e armazenar carbono equivalente a metade de todas as emissões humanas de gases de efeito de estufa e evitar a extinção de 70% das espécies ameaçadas", pode-se ler no website da Bandeira Azul.
"Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar na "Recuperação de Ecossistemas", uma vez que este tema não se esgota num ano e porque "a FEE e a ABAE estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas".