Após oito anos a subir, taxa de conclusão no tempo esperado cai para os 77%. Sendo mais baixa nos alunos carenciados, de Arte Visuais e da Grande Lisboa.
Corpo do artigo
Numa inversão de tendência, em 2022-2023 caiu a percentagem de alunos, tanto dos cursos científico-humanísticos (CCH) como dos cursos profissionais (CP), que concluiu o Ensino Secundário no tempo esperado, ou seja, em três anos. Taxa tanto menor quanto pior o contexto socioeconómico. Sendo mais baixa entre os que optaram por Artes Visuais e os que estudam na Grande Lisboa. Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) alerta para a importância da educação nos primeiros anos.
Os dados da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC) mostram que “a taxa de conclusão dos CCH no tempo esperado (...) aumentou progressivamente em oito anos (...), mas em 2022/23 diminuiu para 77%”, numa quebra de 3 pontos percentuais (pp). Com uma taxa inferior, a descida foi menor nos profissionais (-1pp), para os 70%. A amostra estudada, refira-se, é superior à do ano anterior.