Ana Fonseca, 21 anos, nasceu e cresceu em Penafiel e está pela primeira vez à frente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O alojamento universitário é uma das principais preocupações, sobretudo a falta de camas e o custo elevado do arrendamento.
Corpo do artigo
Ana Fonseca lidera a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto desde junho passado. Depois de ter feito parte de direções anteriores, como vogal nos departamentos desportivo, editorial e logístico, lançou-se como candidata a líder após sentir que "havia diferenças entre os possíveis futuros membros da associação".
Assumiu uma lista, que acabou por ser única e os desafios que se seguiram, esses, foram complexos. Desde logo porque envolvem questões que afetam sobremaneira o quotidiano dos estudantes. Um deles é o alojamento, ou, mais precisamente, a falta dele, além dos preços elevados do arrendamento.
"Há muitas carências nesse sentido a que falta dar resposta", lamenta Ana Fonseca. Em setembro, os protestos ganharam amplificação pública com o lançamento de um comunicado em que a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação reivindicou mais residências universitárias.
Senhorios arrendam à margem da lei, impedindo acesso a bolsas
Nesse sentido, foi requerida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior uma verba adicional que permita a construção "com caráter de urgência" de espaços que possam compensar as carências. E denunciada a falta de colaboração dos senhorios, cuja "esmagadora maioria não atua com os meios legais a que está obrigado por lei a cumprir, impedindo o acesso a bolsas de apoio ao alojamento".
Ana Fonseca considera o cenário "delicado" e pede urgência na resolução desta questão, "sobretudo num momento em que Portugal atravessa um problema de inflação que "atinge patamares insuportáveis para as famílias".
Apesar dos problemas diários com que são confrontados os estudantes da Escola Superior de Educação, Ana Fonseca não atira a toalha ao chão. "É um trabalho motivador. Trabalhamos como uma equipa coesa focada num objetivo comum".