A ministra da Saúde confirma que há 18 casos em cuidados intensivos e oito deles estão em estado crítico. A curva ascendente da epidemia deverá aumentar até final de abril.
Corpo do artigo
Marta Temido esclareceu em conferência de imprensa ainda que haverá medidas excecionais para os pais que sejam profissionais de saúde e tenham de ficar com os filhos em casa.
A ministra da Saúde, acompanhada da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, agradeceu ainda a solidariedade que os portugueses têm demonstrado pelos profissionais de saúde, nomeadamente este sábado à noite quando os aplaudiram desde as varandas de casa.
11932301
Da mesma forma, a governante estendeu o agradecimento a todos os que se mostraram disponíveis para para reforçar o Sistema Nacional de Saúde (SNS) e para fornecer equipamento de proteção individual. "Todos somos poucos para curar o Covid-19", acrescentou Marta Temido.
Graça Freitas esclareceu que este domingo era um "dia diferente porque a sociedade está a organizar-se" para o combate ao surto do novo coronavírus.
Profissionais de saúde infetados
A diretora-geral da Saúde quis esclarecer que o número de profissionais de saúde infetados com Covid-19 não foram todos infetados em ambiente hospitalar. "Nós temos um grupo de sete que se infetaram fora do ambiente hospitalar. Há aqui duas circunstâncias totalmente diferentes: profissionais que se infetam no âmbito da sua atividade e profissionais que se infetam no âmbito da sua vida social. Temos que distinguir estas duas características", afirmou.
11932880
Porém, Graça Freitas e Marta Temido não confirmaram os números avançados pelo Sindicato Independente dos Médicos, que dava conta de haver mais de 50 médicos infetados e mais de 150 em quarentena. A ministra da Saúde disse que não há "os números desagregados por grupos profissionais".