Existem mais de 4,1 milhões de animais de companhia registados no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). Após o período transitório da lei, foram identificados até agora mais de 572 mil amigos de quatro patas.
Corpo do artigo
Atualmente, estão registados mais de 4,1 milhões de animais de companhia, ou seja, há quase um animal identificado por cada dois residentes em Portugal. A propósito do Dia Mundial do Animal de Estimação, que se assinala esta terça-feira, o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), Pedro Fabrica, considera que, perante a estimativa de quantos animais de companhia existem no país, o número de identificações fica “aquém de uma desejável taxa de cobertura de 95%”. Embora haja “um caminho a fazer”, a provedora do Animal, Laurentina Pedroso, acredita os donos estão mais consciencializados, “incentivados pelas vantagens no bem-estar animal”.
De acordo com os dados fornecidos ao JN pelo Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), a maioria dos registos (80%) dizem respeito a cães, que ultrapassa os 3,3 milhões. Seguem-se os gatos, com mais de 823 mil registos, e, em menor número, os furões (com mais de dois mil).