Depois do ataque informático ao site da Agência para a Modernização Administrativa, também a Segurança Social veio alertar para burlas associadas aos dados dos utentes.
Corpo do artigo
A Segurança Social (SS) emitiu um comunicado a alertar os cidadãos para a existência de sites não autorizados que estão a pedir aos utilizadores o envio de dados pessoais com um custo associado para serviços relacionados com o Número de Identificação da SS.
Numa nota publicada no site oficial, a Segurança Social esclareceu não ter qualquer ligação a este tipo de ações online.
Além disso, recordou que a obtenção do número de identificação “é um processo totalmente gratuito, disponível exclusivamente através dos canais oficiais da SS”.
Outros ataques
Já a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que gere diversas plataformas digitais do Estado, foi alvo, no dia 10 de outubro, de um ciberataque, deixando inacessíveis ferramentas como a assinatura digital. Os serviços têm vindo a ser repostos.
Também circula uma notícia segundo a qual nove mil contribuintes viram-se obrigados a mudar a palavra-passe de acesso ao portal da Autoridade Tributária. Mas, fonte oficial do Ministério das Finanças esclareceu que não se tratou de nenhum ataque informático, mas sim, de uma “exfiltração de dados”. Essa lista “foi identificada pela AT em agosto de 2024” e logo que tomou conhecimento “desencadeou de imediato o procedimento estabelecido para estas situações, revogando as senhas de acesso comprometidas, obrigando os respetivos contribuintes a substituírem as suas senhas no próximo acesso ao Portal das Finanças”.