A Festa do Avante! arranca, esta sexta feira, com o desafio lançado a todos, não só militantes e simpatizantes do PCP, a participar no certame que decorre até domingo na Quinta da Atalaia, no Seixal. Debates, concertos, teatro e cinema vão estar em destaque na festa que, este ano, terá no palco o novo líder comunista.
Corpo do artigo
Paulo Raimundo sucede, após décadas, a Jerónimo de Sousa no principal palco comunista. É esperado do novo secretário-geral do PCP a continuação do discurso de Jerónimo como porta voz dos comunistas pela melhoria das condições de vida e trabalho.
Durante o fim de semana, as lutas comunistas locais, nacionais e internacionais vão estar em destaque por todo o recinto da Festa do Avante!. Debates sobre a guerra na Ucrânia e a reivindicação comunista ao seu fim e pela paz mundial vão decorrer no Espaço Internacional e são abertos a todos.
Cada stand comunista, referente a cada distrito português, terá as suas exposições e evocações próprias às lutas comunistas locais. O Porto vai dar destaque à greve dos 71 dias, que os pescadores de Matosinhos realizaram em pleno fascismo e que contou com amplo apoio. Em Lisboa, o destaque será a crise na habitação e as propostas que o PCP apresenta para contrariá-la e, por outros stands, há oportunidade para conhecer as lutas e provar a gastronomia local. O tradicional choco frito de Setúbal, as francesinhas e as tripas à moda do Porto, a chanfana regional de Coimbra ou as frigideiras de Braga serão servidas e cozinhadas por militantes do PCP de cada distrito, por quem sabe.
Lembrar o 25 de Abril
O Espaço Central da Festa do Avante!, que todos os anos tem temas diferentes, será dedicado, este ano, ao centenário do Carnaval de Torres Vedras, considerado Património Cultural Imaterial, e aos 50 anos da Revolução de 25 de Abril, que se realiza no próximo ano. É tido como o coração da festa e conta com uma vasta área de sombra e o Café da Amizade.
No espaço da Bienal de Artes Plásticas, estarão em exposição obras de mais de 70 artistas e o Cineteatro terá, no fim de semana de manhã. cinema de animação, dedicado aos mais pequenos. Vão decorrer, ainda, várias produções teatrais no Avanteatro, assinalando-se os 50 anos do 25 de Abril e a Feira do Livro conta mais uma vez com dezenas de editoras, milhares de títulos, que a tornam um dos espaços mais concorridos do certame.
Música portuguesa em destaque
A celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974 vai estar no centro dos espetáculos musicais da Festa do Avante deste ano. Na sexta feira, abre o palco 25 de Abril a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. No auditório 1º de Maio, o destaque é para Tim, voz dos Xutos e Pontapés com Ensemble Ibérico e Internacional Voices Ensemble.
No sábado, Jorge Palma com Rui Reininho são cabeças de cartaz no principal paco do Avante. No Auditório 1º de Maio o palco é de Rodrigo Leão e Rosa Leão, pai e filha. No domingo, último dia, após o comício de Paulo Raimundo, Agir com Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho encerram o certame no Palco 25 de Abril. Todos propõem-se celebrar o 25 de Abril, seja por prepararem números especiais sobre o tema seja por o seu reportório assentar significativamente em canções de carácter político-social ou mesmo de intervenção.
Sexta feira
Palco 25 de Abril
22 horas
Orquestra Sinfonietta de Lisboa com Maestro Vasco Pearce de Azevedo e Maestro Jorge Alves
Auditório 1º de Maio
22.15 horas
África Negra
23.30 horas
Tim com Ensemble Ibérico e Internacional Voices Ensemble
Sábado
Palco 25 de Abril
20.45 horas
Nenny
23.15 horas
Jorge Palma com Rui Reininho
Auditório 1º de Maio
20.30 horas
Mimycar
21.45 horas
Rodrigo Leão e Rosa Leão
23 horas
Rave Avante
Domingo
Palco 25 de Abril
21.30 horas
Agir com Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho
Auditório 1º de Maio
21.30 horas
Mísia