Helicóptero Super Puma francês chega hoje para reforçar dispositivo de combate
Um helicóptero Super Puma enviado pelo Governo francês chega esta quarta-feira a Portugal para ajudar no combate aos incêndios, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, adiantou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Corpo do artigo
"Trata-se de um aparelho pesado, com capacidade para descargas de 3000 litros de água, que chega acompanhado por uma equipa de cinco elementos. Irá começar a operar ao inicio da manhã de quinta-feira, estando previsto permanecer em território nacional, pelo menos, até ao próximo domingo", avançou a ANEPC em comunicado hoje divulgado.
O Super Puma, que estará na base aérea de Monte Real, reforça o dispositivo de combate a incêndios florestais, que já integra, também no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia, dois aviões Fire Boss suecos, a operar em Portugal desde terça-feira.
Os dois aviões Canadair cedidos por Marrocos no âmbito de um acordo de cooperação bilateral e que chegaram a Portugal dia 11 de agosto, regressam hoje ao país de origem, depois de uma extensão da sua missão no combate aos fogos, pedida por Portugal.
A ajuda de Marrocos surgiu após os dois aviões "Canadair" afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) terem ficado inoperacionais.