67% das pessoas com idade inferior a 50 anos estão infetadas pelo vírus do herpes labial, anunciou a Organização Mundial da Saúde.
Corpo do artigo
O herpes simples tipo 1, mais conhecido por herpes labial, afeta 3,7 mil milhões de pessoas com menos de 50 anos, de acordo com as primeiras estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre os 17 e os 49 anos, existem também 417 milhões de portadores do herpes simples tipo 2, que provoca geralmente herpes genitais.
É geralmente durante a infância que as pessoas são infetadas pela primeira vez pelo vírus que provoca feridas à volta da boca, e que é transmitido através do contacto boca com boca.
O mesmo vírus também está na origem do herpes genital, que se transmite através do sexo oral, sobretudo nos países ricos.
"Precisamos realmente de acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o vírus do herpes simples", disse Sami Gottlieb, um médico oficial da OMS. "E se uma vacina de prevenção à infeção do herpes simples tipo 2 também é eficaz contra o herpes simples tipo 1, teremos benefícios de maior alcance."