Mulheres chefiam 85% das famílias monoparentais e são cerca de meio milhão, mas homens estão cada vez mais representados. Núcleos de pai ou mãe aumentam mais lentamente do que na década passada.
Corpo do artigo
De um total de quase 580 mil famílias monoparentais existentes em Portugal, mais de 496 mil são lideradas por mulheres. São perto de meio milhão de mães que encabeçam sozinhas uma família, o que representa 85% do total - face aos homens que se encontram à frente destes núcleos em menos de um sexto dos casos. Os dados são dos Censos 2021, mas há alterações a esta distribuição que parecem continuar a confirmar-se noutra fonte: o Inquérito ao Emprego, disponibilizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ao contrário dos Censos, que são aplicados de forma exaustiva a toda a população, este inquérito é realizado por amostragem. Ainda que os valores absolutos não possam ser comparados (o Inquérito ao Emprego regista sempre valores abaixo dos Censos), em termos relativos, seguem as mesmas tendências. Uma delas é o peso do homem neste tipo de família.