A Iniciativa Liberal está disponível para avaliar a participação num futuro Governo da Aliança Democrática, mas o cenário “mais natural” é ficar de fora e negociar caso a caso, disse Rui Rocha, no final da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, esta sexta-feira.
Corpo do artigo
Para Rui Rocha não é uma questão de conforto, pois “o mais natural” é a IL ficar de fora de um eventual Governo da AD, tendo em conta os resultados eleitorais. No entanto, o líder liberal não fechou totalmente a porta à participação: “Se houver algum cenário em que podemos contribuir de outra maneira, de forma mais estrutural, ouviremos e avaliaremos esse cenário”.
Segundo Rui Rocha, “cabe ao partido vencedor analisar os cenários e fazer os contactos e as diligências que entender”, sendo que ainda “estamos num momento em que os votos não estão todos contados” pois falta o círculo da emigração.
Rui Rocha admitiu que só falou com Luís Montenegro na noite eleitoral e que a participação da IL no Governo não foi falada: “Não faz sentido haver conversas enquanto os cenários não estiverem clarificados”.
Rui Rocha falou à saída do Palácio de Belém onde, duas horas antes, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Mariana Mortágua.