Nem José Pedro Aguiar-Branco, do PSD, nem Francisco Assis, do PS, conseguiram reunir os 116 votos a favor necessários para eleger o próximo responsável máximo do Parlamento, que segue amanhã para a terceira volta da eleição entre os dois candidatos.
Corpo do artigo
Terminou sem candidato eleito a segunda volta da segunda votação para a presidência da Assembleia da República, mantendo-se o impasse no Parlamento, que vai continuar amanhã os trabalhos iniciados durante a tarde desta terça-feira. Tal como na ronda anterior, Assis obteve mais dois votos do que José Aguiar-Branco (90 contra 88). Houve ainda 52 votos em branco, de entre os 229 deputados que votaram. A terceira volta da eleição entre os dois deputados (a quarta ao todo) vai decorrer na quarta-feira, a partir das 12 horas.
Na primeira ronda desta segunda eleição, que decorreu ao início da noite, concorriam à função de presidente da Assembleia da República três candidatos: José Pedro Aguiar-Branco, pelo PSD, Francisco Assis, pelo PS, e Manuela Tender, pelo Chega, que não foi além dos 49 votos, ficando assim pelo caminho. Houve ainda duas abtenções.
Durante a tarde, na primeira votação, Aguiar-Branco, então candidato único, falhou a eleição, não indo além dos 89 votos a favor (houve 134 abstenções e sete votos nulos), ficando, por isso, a 27 votos da necessária maioria absoluta.
Na atual configuração do Parlamento, PS e PSD têm hoje 78 deputados, o Chega tem 50, a IL oito, o BE cinco, PCP e Livre têm quatro cada, o CDS tem dois o PAN um.