IMT quer os portugueses a andar de transportes públicos: é mais barato e seguro
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes quer mais portugueses longe dos volantes dos automóveis e a circular de transporte público: é mais barato, seguro e melhor para o Ambiente. A campanha para atrair novos passageiros é lançada esta quarta-feira.
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O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) lança, esta quarta-feira, uma campanha para promover uma maior utilização dos transportes públicos. A organização alerta que é necessário alterar o atual paradigma da mobilidade, tendo em conta as alterações climáticas e os acidentes rodoviários.
Depois da pandemia condicionar a utilização dos transportes coletivos, o que também levou à diminuição significativa da procura, o IMT entende que é importante divulgar os benefícios deste tipo de serviço para atrair mais passageiros. Através da campanha "O Futuro é Coletivo", o instituto irá demonstrar que é uma opção mais barata, segura e melhor para o Ambiente.
O aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar e a crise energética são outros fatores que motivam a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade, adverte ainda o IMT. Em comunicado, sublinha que os transportes públicos são "uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos".
A campanha será divulgada através de vários meios de comunicação, nomeadamente nos canais de televisão abertos, rádio, redes sociais e redes de multibanco, e envolve 50 parceiros, entre operadores de transporte, entidades intermunicipais e municípios.
De acordo com o instituto, o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), que foi iniciado em 2019, beneficiou os transportes públicos e as famílias. Por um lado, levou ao aumento de passageiros de transportes coletivos e teve impacto no financiamento do sistema de transportes. Por outro, proporcionou uma maior poupança das famílias e uma simplificação dos sistemas tarifários, o que atraiu mais passageiros.