INEM: "Só o Rali de Portugal e o Euro 2004 exigiram mais meios"
Há 10 anos, Ramiro Figueira estava integrado no grupo restrito de pessoas que assegurava a segurança e a saúde do Papa João Paulo II durante a sua deslocação ao Santuário de Fátima.
Corpo do artigo
Numa fracção de segundos, daquele dia 13 de Maio de 2000, a figura que ocupava o trono de São Pedro estava a cumprimentá-lo. "Falámos não mais que cinco minutos. Mas perdi a noção do tempo...", lembra o director do Departamento de Emergência Médica do INEM.
Em 2010, Ramiro Figueira volta a ser não só o coordenador pelo plano de protecção à saúde do Papa, como o responsável pela enorme equipa de profissionais do INEM que vão estar esta semana nas ruas de Lisboa, Fátima e Porto, junto dos milhares de crentes que são esperados. Mas de algo tem quase a certeza: dificilmente Bento XVI repetirá o cumprimento do seu antecessor. Até porque, desta vez, o director do INEM estará fechado numa sala de crise [na foto em cima], de onde coordenará todos os operacionais.
"Se tal acontecesse [estar com o Papa] seria mais uma grande experiência de vida a transmitir aos meus netos, até porque sou crente, ou numas recordações que escreva", garante, aos 61 anos, 20 dos quais ao serviço do INEM.
No total, controlará um contingente de 320 pessoas, 83 viaturas e um helicóptero. Porém, os números não são problema para este homem que conta com grandes eventos no currículo. "Só o Rali de Portugal e o Euro 2004 exigiram mais meios que esta visita do Papa Bento XVI. Começámos a preparar tudo com tempo suficiente de antecedência", explica, ao JN, acrescentando que, até Março de 2011 espera reformar-se.
Se com o novo líder do Vaticano será uma estreia, o mesmo já não se passa com a família real espanhola. "Na Cimeira Ibero-Americana, no Porto, em 1999, como já não era a primeira vez que me via, o rei Juan Carlos cumprimentou-me", diz. E é de Espanha a personalidade com quem mais lhe agradou contactar: rainha D. Sofia. "Mas desde há dias que a minha atenção só está focada no papa", refere.