O Infarmed suspendeu a comercialização de um lote do medicamento analgésico Nolotil em solução injetável por terem sido encontrados fragmentos de vidro de ampolas e pó na embalagem secundária.
Corpo do artigo
De acordo com a informação divulgada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a empresa Boehringer Ingelheim Portugal vai recolher voluntariamente o lote n.º R1335 do medicamento Nolotil (Metamizol magnésico) 2000mg/5ml, solução injetável.
O Infarmed diz ainda que as entidades que possuam este lote de medicamento em "stock" não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo devolvê-lo.
Aconselham ainda os doentes que estejam a utilizar o medicamento em causa para contactarem o seu médico para que este possa analisar a necessidade da substituição por um medicamento alternativo.
O Nolotil é um medicamento analgésico usado na dor aguda intensa, incluindo dor espasmódica e dor tumoral, e na febre alta que não responde a outras terapêuticas antipiréticas.