A Iniciativa Liberal (IL) anunciou, esta quinta-feira, que vai votar a favor da moção de confiança do Governo, por considerar "uma absoluta irresponsabilidade o país ir, neste momento, a eleições".
Corpo do artigo
Em nota divulgada, a IL disse ser uma "indesculpável irresponsabilidade" o país ir a eleições legislativas antecipadas, numa altura em que há "alterações desafiantes para Portugal e para a Europa". O partido critica Luís Montenegro por não ter prestado os "esclarecimentos necessários" sobre a empresa familiar Spinumviva.
O debate da moção de confiança vai acontecer na próxima terça-feira. Com os votos contra do PS e do Chega, o Executivo terá demissão imediata e o país irá a eleições legislativas antecipadas.
"Baixa política"
"É uma irresponsabilidade dos partidos que votarem para fazer cair o governo e é uma irresponsabilidade do governo que prefere ir para eleições do que resolver a crise de vez e continuar nas funções para o qual foi eleito", aponta a IL. A decisão do partido foi confirmada, esta quinta-feira, por Rui Rocha, presidente da IL, na CNN.
A Iniciativa Liberal acusa a restante Oposição de estar a fazer "baixa política", ao colocarem os "interesses partidários e pessoais à frente dos interesses do país", lê-se na nota do partido.
Sobre as quase certas eleições legislativas antecipadas, a IL refere estar "pronta para as enfrentar".
"Este voto na moção de confiança é um voto na defesa dos superiores interesses dos portugueses, que querem e merecem avançar com a sua vida, face à desresponsabilização dos vários partidos e seus líderes", apontam.