Os internos de obstetrícia e ginecologia, pediatria, anestesiologia e medicina geral e familiar, que estavam integrados na maternidade do Hospital de Santa Maria, poderão ter de ser desviados para o Hospital de São Francisco Xavier.
Corpo do artigo
“O local onde farão a formação será articulado caso a caso”, adiantou fonte do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
No primeiro dia oficial de transferência do bloco de partos e da respetiva atividade assistencial, como as urgências, consultas e o internamento de ginecologia e obstetrícia, do Santa Maria para o São Francisco Xavier, a direção executiva do SNS e o CHULN garantiram que o acompanhamento dos internos está garantido na totalidade.
A formação “está a ser devidamente acompanhada e articulada com as direções do Internato Médico do Centro Hospital de Lisboa Ocidental e do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, de acordo com as orientações da Ordem dos Médicos”, disse a mesma fonte do CHULN.
Compareceram todos
O diretor-executivo do SNS disse, esta terça-feira, depois de uma visita ao Hospital de São Francisco Xavier, que todos os médicos escalados para o serviço de ginecologia/obstetrícia compareceram. Fernando Araújo afirmou que a equipa mostrou que, “acima de qualquer questão, estão as grávidas”.
O processo tem estado envolta em polémica, depois de vários profissionais de saúde do Santa Maria se terem manifestado contra a transferência dos serviços para o São Francisco Xavier, devido a obras de ampliação. Os diretores Diogo Ayres de Campos e Luísa Pinto foram exonerados dos respetivos cargos.