A deputada socialista e a economista Susana Peralta juntam-se a dezenas de anónimos que, nas redes sociais, criticam o comentário de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o decote de uma lusodescendente, no Canadá.
Corpo do artigo
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou a estar no centro de uma polémica nas redes sociais, depois de comentar o decote de uma jovem lusodescendente durante uma visita oficial ao Canadá. O momento, captado pela RTP, está a ser partilhado e a gerar indignação, tanto mais que o presidente se encontra numa visita de Estado.
O episódio, que não foi bem visto, mereceu reações por parte de personalidades públicas, como a deputada Isabel Moreira e a economista Susana Peralta, que criticaram a atitude do chefe de Estado. A socialista entende que o chefe de Estado deve pedir desculpa.
Durante a visita à cidade de Montreal, Marcelo Rebelo de Sousa encontrou mãe e filha lusodescendentes, quando passeava pelas ruas e convivia com a comunidade local no Parque Portugal. A mãe meteu conversa e disse ao presidente da República que ambas se chamavam Maria. A resposta foi inesperada.“A filha é mais bonita do que a mãe. Mas a filha ainda apanha uma gripe. Já viu bem o decote?”, deixou o conselho, em jeito de brincadeira, continuando a visita por um dos bairros com maior presença de portugueses.
Também na semana passada, Marcelo foi protagonista de outro episódio insólito. Numa visita ao Alentejo, a propósito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, ao oferecer uma cadeira a uma cidadã, Marcelo perguntou: “A cadeira aguenta?”. Os internautas criticaram as palavras do presidente, acusando-o de fazer comentários despropositados sobre os corpos das mulheres e de normalizar esse tipo de comportamento. Apesar de ter habituado os portugueses ao seu estilo informal, as situações caricatas têm gerado reações nas redes sociais pelos piores motivos.
“Sexismo dá cabo de nós”
A deputada do PS, Isabel Moreira, fala em falta de noção. “Estamos em 2023. Não se trata uma mulher que não se conhece por tu fazendo uma ‘piada’ sobre o seu peso. Não se faz uma ‘piada’ sobre um decote. Quem ainda não percebeu isto e é presidente da República, aprenda. E peça desculpas. O sexismo dá cabo de nós. Não tem piada”, escreveu a socialista, na rede social X (o antigo Twitter).
Susana Peralta também fez questão de criticar as palavras do presidente da República. “Passa a vida em tronco nu, mas não pode ver um decote”, ironizou a economista, aludindo às várias declarações a jornalistas em que o presidente surge, em tronco nu, na praia.
Marcelo estará em visita no Canadá até este domingo.
A frase polémica
“A filha é mais bonita do que a mãe. Mas a filha ainda apanha uma gripe. Já viu bem o decote?”