O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) promove amanhã, sexta-feira, a segunda parte da 24.º edição da Conferência Europeia de Gestão de Conhecimento (ECKM). No centro dos debates vai estar o “capital intelectual”, apontado como o principal motor estratégico da competitividade e da sustentabilidade.
Corpo do artigo
Em comunicado de imprensa, o ISCTE explica que “o capital intelectual, cujo principal ativo é o conhecimento, vai ser apresentado pelos oradores da ECKM 2023 como o principal motor estratégico da competitividade e da sustentabilidade das empresas e organizações”.
Stefan Guldenberg, professor na École Hôtelière de Lausanne, na Suíça, e um dos mais aguardados oradores do evento, esclarece, em comunicado, que “os países que mais investem em capital intangível estão a obter excelentes resultados em termos de inovação e da sua transmissão à sociedade e à economia”.
“A gestão do capital intelectual tem permitido tomar decisões de investimento mais conscientes e a sua transformação em valor acrescentado. Na Áustria as universidades públicas passaram a ser obrigadas a apresentar relatórios de capital intelectual, passando as suas estratégias de investimento a ser ponderadas com esse novo fator”, explica o comunicado.
“Segundo dados de 2021 do McKinsey Global Institute, as empresas com maior crescimento investem 2,6 vezes mais em capital intelectual do que as empresas de baixo crescimento” esclarece o documento. A isto acrescenta-se a afirmação de Stefan Guldenberg que explica que “esta medida mudou completamente a forma como as universidades se posicionam. (…) Depois disto, houve uma grande expansão deste modelo para o setor privado e, sobretudo, para setor bancário”.
No último dia da conferência, 8 de setembro, a abertura está marcada para as 9.05 horas e os oradores serão o professor Noboru Konno, a Tama Graduate School e Keio University, a Japan Society 5.0 e Knowledge and Conceptual Capability. Por volta das 9.55 horas será introduzido o ECKM 2024 e, no final do dia, os finalistas dos prémios de excelência KM/IC apresentarão os seus trabalhos e os prémios serão atribuídos.