Jackpot do Euromilhões atinge limite de 250 milhões. O que acontece se ninguém acertar?
O jackpot do Euromilhões atingiu o seu valor limite para o sorteio e na sexta-feira anda à roda o maior prémio de sempre na história do concurso. Mas, afinal, o que acontece se ninguém acertar na chave de cinco números e duas estrelas? E já algum português ganhou um prémio desta grandeza? Saiba aqui.
Corpo do artigo
Como é que o prémio chegou aos 250 milhões de euros?
Devido ao azar dos apostadores. É que o último jackpot foi sorteado há dois meses, no dia 4 de abril, por um francês que levou para casa 30 milhões de euros. Desde dessa altura, mais ninguém acertou na chave vencedora, contribuindo para o acumular do prémio. Segundo o regulamento do Euromilhões, quando não existem apostas premiadas com o 1.º prémio o montante sobe até ao máximo de 250 milhões de euros. Sempre que o prémio mais alto é atribuído, inicia-se um novo ciclo com o montante garantido de 17 milhões de euros.
E quando o 1.º prémio atinge o valor máximo?
Em 2020, as regras estipularam que esse montante não pode ultrapassar os 250 milhões de euros, o valor que está em causa no sorteio de sexta-feira. Se ninguém acertar na chave vencedora, o 1.º prémio mantém-se no seu limite durante cinco sorteios consecutivos. Após esse período, se ainda não houver um vencedor, o valor passa para o escalão inferior onde existam premiados. O que significa que o 2.º prémio, cinco números e uma estrela, pode ser bafejado por muitos milhões.
Qual foi o maior jackpot de sempre sorteado?
Foram precisamente 250 milhões de euros. O sorteio realizou-se no 28 de março de 2025 e foi na Áustria que um único apostador arrebatou o prémio mais alto com cinco números e duas estrelas certeiras. Este ano, o 1.º prémio já saiu cinco vezes a apostadores de França, Áustria, Bélgica e Reino Unido.
E qual foi o maior prémio entregue em Portugal?
O maior jackpot em solo português saiu a um apostador do Porto, em junho do ano passado, no valor de 214 milhões de euros. O prémio teve influência na conta bancária do totalista, mas não só. A chave vencedora rendeu ao Estado 43 milhões de euros e influenciou as contas da economia portuguesa. O excedente da balança do rendimento secundário, de acordo com o Banco de Portugal, passou de 384 milhões de euros, em junho de 2023, para 670 milhões, em junho de 2024.
Quanto é que os portugueses gastam no Euromilhões?
O Euromilhões chegou a Portugal há mais de 20 anos e continua a ser um dos jogos preferidos dos portugueses. Em 2024, o concurso rendeu aos cofres da Santa Casa 565 milhões de euros. O relatório e contas da instituição aponta que o valor só é superado pelas raspadinhas, num total de 1848 milhões de euros.