O "Jornal de Notícias" junta-se a médicos e farmacêuticos para ajudar quem está na linha da frente da luta contra a Covid-19. A iniciativa visa angariar donativos financeiros e equipamentos hospitalares para os profissionais de saúde.
Corpo do artigo
A iniciativa "Todos Por Quem Cuida" junta a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Apifarma (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e de outras instituições da sociedade civil, onde se inclui o "Jornal de Notícias", para apoiar todos os profissionais que estão na linha da frente a combater a Covid-19.
O projeto pretende angariar fundos e também "equipamentos hospitalares, equipamentos para proteção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses", escrevem as ordens e a Apifarma em comunicado.
O apoio destina-se a todos os profissionais de saúde, nomeadamente assistentes operacionais, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e tantos outros, e também às forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões afetadas pela escassez de recursos.
Foi criada uma conta solidária que pretende garantir que todos os profissionais trabalham "protegidos e com acesso aos equipamentos e dispositivos necessários para salvar vidas e proporcionar os melhores cuidados a todos os doentes com Covid-19, mas também aos que continuam a precisar de assistência por outras patologias".
Diversas figuras públicas, como o apresentador de televisão Manuel Luís Goucha, o ex-jogador de futebol Luís Figo, ou a fadista Mariza, já se associaram a esta iniciativa que pretende agregar instituições e parceiros de todo o país.
fuQwz3Pv_Dw
Como ajudar:
Os contributos podem concretizar-se através de transferência bancária para a Conta Solidária "Todos Por Quem Cuida", que tem os seguintes dados:
Conta CGD número 0646 017662 930
IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21
NIB 0035 0646 00017662 930 21
A identificação das necessidades no terreno será da responsabilidade de uma Comissão de Acompanhamento, que tem também a supervisão da linha de apoio financeiro.
Os donativos em espécie e os pedidos de apoio podem ser comunicados à Comissão de Acompanhamento através dos endereços de correio eletrónico: todosporquemcuida@ordemdosmedicos.pt e todosporquemcuida@ordemfarmaceuticos.pt.
A atividade da Conta Solidária pode ser seguida na rede social YouTube e através do endereço hastag #TodosPorQuemCuida.