João Torres, secretário-geral adjunto de Costa escolhido para diretor de campanha nas legislativas, é o primeiro nome indicado pelo PS/Porto para a candidatura encabeçada por Francisco Assis. A lista já aprovada, a que irá juntar-se a quota do líder, inclui João Paulo Correia, Tiago Barbosa Ribeiro e Eduardo Pinheiro.
Corpo do artigo
A comissão política da Federação Distrital do Porto aprovou, este sábado à tarde, os nomes que indica para a lista de candidatos a deputados nas eleições de 10 de março. Contou com 55 votos a favor, dois nulos e 11 brancos, faltando integrar os nomes escolhidos por Pedro Nuno Santos. O secretário-geral indica um terço do total de candidatos em cada um dos círculos, e os restantes dois terços cabem às federações.
A lista distrital não escapou a críticas, com José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo, a afirmar ter sido o único a não votar a favor na reunião prévia do Secretariado distrital que decorreu durante a manhã, tendo optado pela abstenção.
Para a lista que terá como primeiro candidato Francisco Assis, aposta de Pedro Nuno Santos para o círculo do Porto, a Distrital indica João Torres (concelhia da Maia), número dois de António Costa no PS que apoiou o novo líder nas diretas, seguindo-se Patrícia Faro, das Mulheres Socialistas, João Paulo Correia, secretário de Estado do Desporto, o deputado e vereador Tiago Barbosa Ribeiro, Joana Lima, ex-autarca da Trofa, e Eduardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento.
Seguem-se os nomes de José Carlos Barbosa, Sofia Andrade, Carlos Brás, Paulo Araújo, Sara Lobão, Hugo Carvalho, António Faria, Cristina Silva, Miguel Rodrigues (JS), Maria João Castro, Catarina Lobo e Rui Teixeira (JS). Por fim, a distrital indica ainda Júlio Morais, Marlene Teixeira, Cristiana Vilaça e Amadeu Dias.
Com a composição final da lista a ficar nas mãos de Pedro Nuno Santos, falta por exemplo saber em que lugar ficará o atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e também se entram nomes de anteriores candidaturas que tinha sido indicados pelo então secretário-geral, como Isabel Oneto.
Nas últimas eleições legislativas, o cabeça de lista do PS pelo círculo do Porto foi o cientista Alexandre Quintanilha, recaindo agora a aposta em Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social e ex-líder parlamentar que ocupou também o cargo de eurodeputado.
Para as eleições de 2022, o então ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, foi o primeiro nome indicado pela Federação socialista.
A ordem dos primeiros eleitos pelo Porto nas legislativas de março de 2022 foi a seguinte: Alexandre Quintanilha, Rosário Gamboa, João Pedro Matos Fernandes, Isabel Oneto, João Paulo Correia, Ana Paula Bernardo, João Torres e Tiago Barbosa Ribeiro.