José Luís Carneiro apresentou, este sábado, oficialmente, a sua candidatura à liderança do PS, com a promessa de "falar claro e saber ouvir".
Corpo do artigo
"Candidato-me porque acredito no projeto político e programático apresentado pelo PS", declarou o atual ministro da Administração, numa conferência de imprensa em Coimbra. "Será meu dever aperfeiçoar e aprofundar" este projeto, acrescentou, destacando o trajeto de "contas certas" do Executivo de António Costa. "Sem retóricas inúteis nem voluntarismos inconsequentes, mas com espírito de firmeza e os pés na terra, próprios de quem não ignora que as transformações sustentadas só se alcançam com energia mobilizadora, disponibilidade para o diálogo e capacidade para o compromisso", acrescentou.
José Luís Carneiro apresentou, assim, oficialmente, a sua candidatura à liderança do PS e ao cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas antecipadas de 10 de março de 2024. À sua frente, tinha a mensagem "Por todos. Para todos".
"Apresento-me primeiro aos militantes e depois aos portugueses", disse, reiterando a sua "disponibilidade para o diálogo" e promentendo "falar claro e saber ouvir".
"Consciente da grandeza do desafio e da magnitude dos problemas com que o país está confrontado", José Luís Carneiro lembrou que em breve se irão comemorar os 50 anos do 25 de Abril, pelo que, pretende "apresentar um ambicioso programa de reformas pelo rejuvenescimento" das instituições democráticas, de uma forma transparente.
Antes de terminar o discurso de oito minutos, deixou ainda uma "muito sincera homenagem a António Costa".
Apresentação em Coimbra só com a presença de figuras locais
O antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Manuel Machado, foi a principal personalidade do PS presente na apresentação da candidatura de José Luís Carneiro à liderança do partido.
O breve discurso foi presenciado por uma sala cheia na sede do PS Coimbra (cerca de uma centena de pessoas), não estando presente nenhum elemento do atual Governo, do qual José Luís Carneiro faz parte.
Para além de Manuel Machado, marcou também presença o atual presidente da Associação Nacional das Freguesias, Jorge Veloso.
À saída, o atual ministro da Administração Interna desvalorizou as ausências, lembrando que a cerimónia deste sábado foi “uma declaração política simbólica”.
Perante as questões dos jornalistas, José Luís Carneiro assegurou “que haverá tempo para as responder a todas nos próximos tempos”.
José Luís Carneiro entrou na sala às 17.55 horas acompanhado da mulher, fazendo questão de cumprimentar todas as pessoas que o abordaram.