O atual ministro da Administração Interna e antigo presidente da Câmara Municipal de Baião pondera avançar com uma candidatura à liderança do PS, no congresso onde será discutida a sucessão de António Costa. Já tem estado em contactos com estruturas do partido.
Corpo do artigo
Com bons resultados para mostrar nas áreas que tutela, designadamente na gestão dos fogos florestais este ano, José Luís Carneiro estará a ser incentivado a avançar com uma candidatura alternativa à de Pedro Nuno Santos e, ao que o JN apurou junto de fontes socialistas, estará mesmo a ponderar fazê-lo. O antigo presidente da Federação Distrital do PS Porto (2012-2016 ) tem mantido encontros com estruturas locais do partido, o mais recente no Algarve.
Recorde-se que o agora ministro da Administração Interna, de 52 anos, foi secretário de Estado das Comunidades no primeiro governo de António Costa e mais tarde seria escolhido por este para assumir as funções de número dois da direção do PS em 2019, tendo sucedido a Ana Catarina Mendes, que deixou o lugar de secretária-geral adjunta para assumir o cargo de líder parlamentar do PS na Assembleia da República. Eram ambos, até agora, colegas de Governo e apontados como potenciais sucessores de António Costa, a par de Pedro Nuno Santos e do atual ministro das Finanças, Fernando Medina.