José Luís Carneiro quer que "gato escondido com o rabo de fora" financie aumento das pensões
O líder do Partido Socialista, José Luís Carneiro, afirma que o Orçamento do Estado tem um "gato escondido com rabo de fora", que quer usar para aumentar permanentemente as pensões mais baixas.
Corpo do artigo
No encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, que decorreram em Penafiel, José Luís Carneiro foi crítico quanto à proposta do Orçamento de Estado para 2026, documento que aparenta "uma falta de credibilidade" das contas e das previsões orçamentais. E acusou o Governo de uma "falha sistemática" na previsão do saldo da Segurança Social, que estimou em mil milhões de euros. "Se fizermos o esforço, com boa vontade, de acreditarmos nas contas do Governo, então é caso para dizer que, no mínimo, há um gato escondido com o rabo de fora. É mesmo um gato bastante significativo, com cerca de mil milhões de euros", ironizou.
Em Penafiel, o líder socialista apontou disparidades entre as previsões para o saldo da Segurança Social inscritas no Orçamento do Estado para 2025, "de mil milhões de euros abaixo do executado em 2024", e a registada até agosto deste ano, "em mais 1069 milhões de euros, a mais do que aquilo foi executado em 2024". "Mas no Orçamento do Estado apresentado para 2026, o Governo prevê, em contabilidade pública, apenas um saldo de mais 99 milhões de euros, ou seja, cerca de mil milhões de euros a menos que o executado até agosto", acrescentou.