O ex-chefe do Governo escolheu a estação de Queluz de Baixo para a sua primeira entrevista depois dos acontecimentos que o levaram a ser preso no dia 21 de novembro de 2014.
Corpo do artigo
Conduzida por José Alberto Carvalho, no Jornal das 8 da próxima segunda-feira, dia 14, José Sócrates abordará o ano que passou na prisão, as várias suspeitas que recaem sobre si e a natureza dos alegados empréstimos do seu amigo Carlos Santos Silva. A política também estará em destaque, nomeadamente a nomeação de António Costa para primeiro-ministro.
De recordar que este depoimento à TVI surge depois de, já no passado mês de outubro, a imprensa ter avançado com a realização da mesma pela respetiva estação. No entanto, acabou por ser adiada e só agora o ex-primeiro-ministro vai efetivamente falar ao país, já com a existência de um governo do PS.
Durante o período em que esteve detido, José Sócrates fez declarações a vários meios de comunicação social, mas sempre por escrito e sem direito a contraditório. E desde que está em liberdade, com termo de identidade e residência, decretada no dia 16 de outubro, o ex-primeiro-ministro participou em duas conferências.
José Sócrates é suspeito dos crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais. Esteve detido no estabelecimento prisional de Évora desde 21 de novembro de 2014 a 4 de setembro deste ano e saiu depois em prisão domiciliária com vigilância policial, mantendo-se assim até 16 de outubro, dia em que foi decretada a sua liberdade apenas com Termo de Identidade e Residência e restrições de contacto com outros arguidos do processo.